Alex Ploner é bicampeão mundial.

Voando em casa o italiano Alex Ploner, à direita na foto, sagrou-se bicampeão mundial de voo livre na modalidade asa delta. Por equipe o lugar mais alto do pódium ficou novamente nas mãos dos italianos, anfitriões dessa edição. O 18º mundial de asa teve sabor de frustração para todos; organizadores, competidores e admiradores do esporte em geral, que ansiavam por uma competição de alto nível com inúmeras disputas acirradas, mas que acabaram sendo vencidos pela natureza que impôs seu 'mau humor' e possibilitou a realização de apenas duas provas. O Brasil, que em 2009 garantiu a quarta colocação por equipes, na França, acabou na oitava posição, mas a realidade é que com apenas duas provas o somatório das pontuações por equipe praticamente se equivalem e as diferenças de um degrau ao outro do pódium são mínimas. O gaúcho André Wolf que teve problemas com o furto de sua documentação antes mesmo do início da competição foi novamente desfalque na equipe verde e amarela, que dessa vez tinha uma cara nova, mesclando pilotos de duas gerações, a maioria estreante em mundiais, mas todos com altíssimo nível de voo livre competitivo. Glauco Pinto foi o grande destaque da seleção brasileira, garantiu a oitava colocação entre os melhores do mundo, à frente de grandes nomes do esporte, como Jonny Durand, Antoine Boisselier, Tom Weissenberger e Dustin Martin, entre muitos outros. Na sequência vieram Dudu Oliveira (24º), Davi Brito (25º), Monex (34º), Marcinho Rosadas (36º), Marcelo Moikano (37º) e Michel Louzada (93º). Davizinho participou do mundial representando o Equadro, e foi o melhor colocado de sua equipe. Agora só nos resta aguardar janeiro de 2012, quando acontecerá o pré-mundial em Forbes, Austrália, para torcer para nossos intrépidos representantes. Confira os resultados em MUNDIAL 2011.
Nos links abaixo você encontra uma ampla e diversificada cobertura da 18ª edição do Mundial de Asa Delta que, até o próximo dia 30 de julho, acontece em Monte Cucco, Itália. A grande novidade, e principal atrativo para os esportistas/internautas, é o live-tracking, que permite acompanhar as provas 'ao vivo' por meio do rastreamento via satélite dos voos de cada piloto na competição.

5º Campeonato Catarinense de Tainha

Atenção a todos, acontece no próximo dia 16 de julho, em Santo Amaro da Imperatriz/SC, no centro de convivência Kvalo e Flavinha, a 5ª edição do CCT - Campeonato Catarinense de Tainha. A seguir o convite geral do anfitrião e as regras do evento, que em 2011 está repleto de novidades: "Galera, conclamação aos voadores! Semana que vem, dia 16, sábado, a previsão é boa, temos o V CCT. Segue em anexo o layout do troféu (by Rica) que este ano será em canecos. A prova terá várias inovações, com 6 catigurias definidas por júri eleito (10 pessoas) e/ou júri popular (sem direito a recurso no supremo): Gostosura: a mais gostosa (júri eleito); Boniteza: a mais bonita (júri eleito); Grandeza: a mais pesada in natura (comprovação técnica via balança, deixem para limpar em SAI); Tradição: escalada e sem frescura (sem muita é claro - júri eleito); Lonjura: a que veio de mais longe (o carro com ela é claro pois todas as gurias vieram da lagoa dos patos); EstepÔ: a que incomodou mais durante a festa (júri popular por aclamação). A janela vai ser aberta às 2h com a pesagem da catiguria Grandeza e a conferência da catiguria Lonjura, e será fechada às 16h quando todos terão comido as gurias da competição. Cada equipe só pode levar um troféu (caso ganhe em mais catigurias escolhe uma). Lembrando que nossa festa é participativa, ou seja, quem não for competir leva igual sua tainha e sua caixinha de lorias que é para ninugém ficar depois falando que o Kvalo é isto que é aquilo e aquilo outro, o que por si só é uma verdade, mas é bom não ficar falando por aí!. Decole bem, Voe Alto, Pouse Tranquilo. Viva Feliz! KVALO"
Começam a aparecer os primeiros monstrinhos pra "surfar no céu azul de nuvens doidas da capital do meu país", a expectativa é alta e todos aguardam uma temporada de voo livre alucinante em 2011.