CCAD 2009 - Etapa Gaspar.


Com 18 pilotos inscritos e uma prova válida para o CCAD 2009 a etapa de Gaspar do Campeonato Catarinense de Asa Delta, que aconteceu nesse final de semana, 4 e 5, teve como destaque principal o fator organização, já que a condição não foi das melhores. Inscrições a R$ 50,00 davam direito a camiseta do evento, água e barrinha de cereal, transporte à rampa e para o resgate, além de troféus para os cinco primeiros colocados de cada categoria. 

Valeu o empenho do organizador - Fábio Negão - que mandou muito bem. 

No sábado, céu azul sem formações, vento moderado soprava de frente na decolagem. Definida prova de 34 km com start num raio de 1.000 metros da rampa, pilão na fábrica da Fischer, na entrada de Brusque, e goal no loteamento Camboriú Golf. 

Todos decolaram com segurança mas a condição não ajudou, poucos ganharam a rampa, entre eles Robert e Pieri, os únicos que conseguiram sair para prova. Robert, o campeão da etapa, com muita persistência ainda conseguiu bater o primeiro pilão mas sem condições de avançar no voo. Pieri ficou cerca de 1km do primeiro pilão e faturou a segunda colocação. 

No domingo a condição ficou ainda pior, dessa vez com céu bastante incoberto, frio e sem perspectiva alguma. A prova foi cancelada e o dia liberado para o free fly, com direito a um festival de bons pousos no oficial. 

Categoria Principal: Robert, Pieri, Dingo, Márcio Bilk e Maninho. Categoria Ascendente: Claudio, Cristiano, Fábio Negão, Max e Renato Ribeiro. Categoria Iniciante: James, Pereira e Lucas. O clima de confraternização foi total. 

À exceção dos pilotos Robert, Pieri e Cláudio, todos os demais obtiveram apenas a pontuação mínima, sendo adotado os critérios do sistema GAP para desempate e premiação. 

Ao final, foi realizado entre os inscritos o sorteio do DVD "Asas um Sonho Carioca". O felizardo, que levou o brinde para casa, foi o piloto de Jaraguá do Sul Pieri Tomaselli. 

O P E N    -    P R I N C I P A L    -    A S C E N D E N T E 


Alex Ploner é o novo campeão mundial.

O mundo da asa delta tem um novo campeão. O italiano Alex Ploner, voando sua Laminar Z9, foi o melhor e mais regular durante a competição e, num dia cheio de surpresas, levou o título para casa. Em segundo lugar, apenas 90 pontos atrás do campeão, o australiano mais gente fina do voo livre mundial, Jonny Durand, voando sua Moyes Litespeed RS. Em terceiro sagrou-se o piloto austríaco Thomas Weissenberger (Moyes Litespeed RS). Para nós brazucas a notícia mais importante desse final de campeonato foi a chegada em primeiro lugar do paulista Nenê Rotor (WW T2), faturando o último dia de prova e, somado aos demais brazucas no goal, elevando o Brasil ao 4º lugar do mundo por equipes, mesmo desfalcada do piloto André Wolf, que precisou retornar antes do previsto. Informações sobre os resultados finais e todo o campeonato estão chovendo nos blogs e sites mundo a fora. Parabéns pilotos, parabéns BRASIL.